Orientação e Aconselhamento para a Carreira Profissional

A Carreira Profissional é um processo dinâmico determinado pelas escolhas realizadas ao longo da vida, mas também fortemente influenciado pelas mudanças e transformações naturais ao desenvolvimento da vida adulta.
A Orientação e Aconselhamento Vocacional no adulto visa fornecer informação relevante e que contribua favoravelmente nos momentos de mudança e nos processos de tomada de decisão. 

AS DECISÕES DE CARREIRA

Ao longo da vida, os profissionais vão sendo obrigados a várias decisões que podem resultar de motivações internas, mas podem também resultar de circunstâncias externas alheias à sua vontade.
Com este processo de avaliação e aconselhamento pretende-se fornecer informação para que a pessoa possa elaborar um projeto de desenvolvimento de carreira e definir um plano de ação estratégica a curto e médio prazo. 

MOTIVOS PARA SOLICITAR UMA ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 
PARA A CARREIRA PROFISSIONAL

- Desejar mudar de profissão ou de trabalho;
- Procurar especializar-se numa área profissional;
- Procurar empreso devido a situação de desemprego;
- Conhecer o seu perfil vocacional;
- Ascender profissionalmente;
- Compreender os motivos insatisfação profissional;
- Mudança da área de formação profissional.

Procedimentos utilizados numa orientação e aconselhamento para a carreira profissional

Saiba mais
Uma Orientação de Carreira é um processo de aconselhamento que faz uso de provas de orientação vocacional mas também de técnicas de coaching.

O objetivo é fornecer-lhe o máximo de informação para poder tomar decisões de forma consistente e programar tanto quanto possível o curso dos acontecimentos na sua vida profissional. 

Num processo de Orientação de Carreira será realizada uma análise curricular que nos permita conhecer a sua história e percurso profissional. Vamos apoiar-nos em testes de orientação vocacional para conhecer as suas Motivações e Interesses, as suas ambições e Valores pessoais e profissionais, e as suas perspetivas atuais e as circunstâncias externas que favorecem ou dificultam as suas aspirações. As técnicas de coaching permitir-nos-ão esclarecer algumas questões que possam surgir com os testes, como por exemplo, perceber qual das áreas em que demonstra maior interesse profissional é de facto a mais significativa para si. É importante perceber que as técnicas de coaching aplicadas durante a orientação vocacional, não a tornam numa sessão de coaching, apenas servem como facilitadoras no processo da tomada de decisões vocacionais ou de carreira.

É frequente percebermos que algumas das dificuldades sentidas ao nível do planeamento de Carreira estão relacionadas com mecanismos de foro emocional mais ou menos inconscientes (como falta de segurança nas suas competências, medo da mudança, idealização em relação a um projeto profissional, etc.) e por isso será também importante realizar uma avaliação da Personalidade que nos dê indicadores nesse sentido. 

No final ser-lhe-á entregue um Relatório que sistematiza a informação obtida na avaliação. Este relatório é redigido especificamente para fornecer informação útil, numa linguagem clara.
Image